terça-feira, 2 de outubro de 2012


A História
Até novembro de 1993, o panorama estudantil do bairro de Maranguape I, em Paulista-PE, reduzia-se há três escolas: Historiador Pereira da Costa, o Manoel Gonçalves e o Arnaldo Carneiro Leão. Em somente uma dessas escolas tinha-se o Ensino Médio (antigo Científico).
Como esse número de escolas não atendia às necessidades do bairro, o presidente da Associação de Moradores, eleito em 1989, Sr. Manoel de Alencar, elaborou um projeto para a construção de mais uma escola na comunidade. Entretanto, houve um impasse: é que, no terreno onde está construída a escola, havia o "Campo das Malvinas", que era um espaço publico. E os "peladeiros" não queriam perdê-lo, Para se ter uma idéia, o alicerce foi derrubado cinco vezes e a construção só pôde continuar sob a vigilância de policiais.
Nessa época, o já citado presidente da associação de moradores foi denunciado: alegava-se que o mesmo "estava atrapalhando o lazer da comunidade". Foi apresentado, inclusive, um abaixo-assinado com mais de duzentas assinaturas, Mas houve o contraponto, isto é, o apoio popular ao presidente com mais oito mil assinantes, querendo mais uma escola com Ensino Médio.


O impasse foi resolvido com a disponibilidade do campo da Associação de Moradores para a comunidade jogar bola.
Os trabalhadores envolvidos na construção eram da comunidade e foram indicados pela Associação de Moradores, que indicou também o diretor e os professores. A construção demorou um ano e ocorreu no Governo de Joaquim Francisco, em dezembro de 1993.
Em 28 de dezembro de 1994 foi  ainauguração da escola Escritor José de Alencar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário